2009-12-03 11:16:42
Ana Oliveira
 
PROCURAM-SE IDEIAS INOVADORAS DOS INSTITUTOS POLITÉCNICOS
O Concurso Nacional de Empreendedorismo – Poliempreende, a somar já a sétima edição, volta a premiar este ano ideias de negócio com potencial de mercado, oriundas dos 15 institutos politécnicos do país e ainda de quatro escolas superiores. A coordenação do concurso está, este ano, a cargo do Politécnico de Viana do Castelo. As candidaturas à fase regional já decorrem em cada uma das escolas participantes. Em cinco edições, o Poliempreende já deu origem a 14 empresas.

Com o objectivo de fomentar o empreendedorismo na comunidade académica, estimulando a criação de empresas de base tecnológica, resultado da investigação desenvolvida nas escolas, está aí mais uma edição do Poliempreende.

Procuram-se ideias de negócio com potencial inovador, que dêem origem a empresas, geradando novos postos de trabalho, capazes de impulsionar a economia local e de aumentar a competitividade e produtividade. São valorizadas ideias de equipas multidisciplinares, formadas por alunos, ex-alunos, docentes ou investigadores. As propostas devem ser inovadoras, transversais e, se possível, incluir também parcerias com associações, empresas ou organismos da administração local.

O Concurso Nacional de Empreendedorismo – Poliempreende, dirigido ao ensino politécnico, abrange os 15 institutos politécnicos portugueses e ainda quatro escolas superiores: Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro.

As inscrições para a primeira fase, a regional, já decorrem em cada uma das instituições participantes. Posteriormente, os melhores projectos do concurso regional vão concorrer entre si a nível nacional. O júri atribuirá prémios para os três melhores projectos no valor de 10 mil, 5 mil e 3 mil euros, respectivamente.

O arranque oficial da sétima edição do Poliempreende decorre esta sexta-feira no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com a abertura de um ciclo de conferências sobre empreeendendorismo. No âmbito do concurso, decorrem ainda Oficinas de Empreendedorismo em cada uma das instituições participantes, nas quais os alunos podem saber mais sobre a elaboração de um plano de negócios.

Na edição anterior, o galardão principal foi pela segunda vez consecutiva para o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, para o projecto “Virtual Instrumentation”, que permite fazer medições, testes e processar dados. O júri premiou ainda outros dois projectos: um na área da saúde, que consiste num aparelho para controlar os níveis de açúcar dos diabéticos, de uma aluna da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, e outro na área do cinema, dedicado à produção de filmes de terror e assinado por uma equipa do Politécnico de Lisboa.

Em cinco edições, o concurso já deu origem a 14 empresas com 28 postos de trabalho, ao registo de 4 patentes e a 12 empresas em criação. O concurso abrange um universo de mais de 100 mil estudantes, 7 mil docentes, 453 cursos e 75 escolas.



VOTA 1 2 3 4 5  MÉDIA : 4       
ITENS RELACIONADOS

BARCO DO EMPREENDEDORISMO MARCA ENCERRAMENTO DA SÉTIMA EDIÇÃO DO POLIEMPREENDE
2010-08-04 12:00:46

VENCEDOR REGIONAL DO POLIEMPREENDE CRIA EMPRESA DE CINEMA INÉDITA EM PORTUGAL
2009-12-11 15:06:41
COMENTÁRIOS
Copyright © 2009 Canal UP All rights reserved. Ficha Técnica | Política de Privacidade